ESPECIALIDADES

ANDROLOGIA

Área médica dedicada ao estudo e cuidado da saúde do homem. O funcionamento do corpo é regido por uma serie de hormônios e na andrologia estudamos os relacionados ao homem e sua atuação nos órgãos masculinos.

Doenças como disfunção erétil, andropausa (disfunção androgênica do envelhecimento masculino – DEAM), ejaculação precoce e outras inúmeras patologias.

 

PLANEJAMENTO FAMILIAR

É o conjunto de ações que buscam auxiliar os homens que desejam iniciar, postergar ou prevenir a chegada de filhos.

Aqui individualizamos a situação de cada família e o momento em que ela se encontra, se o que ocorre é a dificuldade de ter filhos devemos estudar os fatores que estejam ocasionando isso (presença de varicocele, disfunções hormonais, infecções, dentre outras).

Se o casal deseja postergar a gravidez por querer aguardar um momento melhor é importante avaliar a saúde sexual e hormonal de ambos.

Famílias que não queiram mais ter filhos uma alternativa contraceptiva é a vasectomia, cirurgia geralmente simples e que não necessita de internação hospitalar.

Na CAU possuímos tanto centro cirúrgico para realização de procedimentos de pequeno/médio porte bem como laboratório para coleta de eventuais exames que sejam solicitados.

DISFUNÇÕES MICCIONAIS E URO-GINECOLOGIA

O ato miccional depende de uma perfeita interação anatômica e funcional do sistema nervoso e do trato urinário inferior. A bexiga deve funcionar como um reservatório, que mantém urina armazenada e ter sensibilidade adequada para informar ao cérebro a hora certa de urinar e todo esse eixo, que passa pela medula, deve estimular o músculo da bexiga para contrair, o esfíncter relaxar e assim esvaziar completamente toda urina.

Diversas áreas do corpo atuam nesse processo, com muitas doenças em distintos pontos podendo interferir no perfeito funcionamento, como por exemplo:

    – Sistema Nervoso Central: AVC, Parkinson, Alzheimer

    – Sistema Nervoso Periférico: Diabetes, trauma na medula, esclerose múltipla

    – Psicogênicas ou idiopáticas: Enurese noturna (“xixi na cama”), bexiga hiperativa

    – Bexiga: Tumor de bexiga, musculatura da bexiga flácido, cistite actínica – “radioterapia”-)

    – Uretra: Incontinência urinária

 

A uro-ginecologia estuda e trata as disfunções vistas no sexo feminino, em especial a “perda de urina”, que pode ter manejo conservador com medicamentos, auxiliados ou não por fisioterapia e cirúrgico.

Realizamos o estudo urodinâmico que é o exame ideal para diagnosticar a causa da incontinência urinária, orientando o tratamento adequado, seja clínico ou cirúrgico.

URO-ONCOLOGIA

A oncologia é a especialidade médica dedicada ao estudo e tratamento do câncer, com o avançar da tecnologia e desenvolvimento de novas modalidades terapêuticas, essa tem sido uma área de intenso estudo e aprimoramento profissional.

Os tumores urológicos acomete todas as faixas etárias em ambos os sexos.

Na urologia existem neoplasias evitáveis, como o de pênis, onde o acompanhamento e tratamento lesões verrucosas impede, bem como tumores que são possíveis de serem detectados precocemente, como o de próstata com a rotina urológica anual.

No Centro Avançado de Urologia estamos sempre em aprimoramento profissional, além de termos a nossa disponibilidade material adequado para realização do diagnóstico, acompanhamento e tratamento.

LITÍASE TRATO URINÁRIO

Mais conhecido como “pedra no rim”, os cálculos do trato urinário atingem por volta de 15% da população do Brasil, piora em meses mais quentes e é responsável por grande parte dos atendimentos urológicos.

A cólica renal, dor intensa, surge de forma aguda quando a pedra começa a migrar para o ureter, que é o canal que conduz a urina do rim até a bexiga, podendo acarreta infecção e destruição do rim.

Seu tratamento pode ser somente com observação, medicamentoso, através de Litotripsia Extracorpórea por ondas de choque (LECO) e cirúrgica. Do ponto de vista cirúrgico, a urologia evoluiu muito nos últimos anos através de aparelhos tão finos que é possível tratar litíase em qualquer região do trato urinário sem corte na pele ou com incisões muito pequenas. Mas, para qualquer tipo de tratamento o urologista sempre leva em consideração a localização, quantidade, tamanho e densidade do cálculo.

Na CAU possuímos equipamentos para realização da LECO, assim como, todos instrumentos para efetuar o tratamento de cálculos com especialistas habilitados para atender e diagnosticar prontamente os quadros agudos.

INFECÇÕES EM UROLOGIA (PIELONEFRITE, CISTITE E ETC)

O trato urinário inferior (uretra e bexiga) tem grande predisposição a infecção devido a sua maior exposição ao ambiente externo, através do canal por onde a urina sai, a uretra. Uma fez desenvolvida a infecção o germe responsável pode atingir outras partes e evoluir com infecção em diferentes sítios como nos Rins (pielonefrite), testículo (orquites) e próstata (prostatítes).

Quando se sente dor ou ardência para urinar, vontade de ir varias vezes ao banheiro, urinar pouco, incontinência urinária, febre ou dor na pelve é importante procurar o médico.

Caso as infecções sejam recorrentes é indicativo de investigação complementar mais apurada.

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DSTs)

Grupo de enfermidades adquiridas durante ato sexual desprotegido e devido a sua possibilidade alta de transmissão deve ser tratada imediatamente.

Causadas por vírus, bactérias ou outros micróbios que levam a diferentes sintomas, desde uma verruga genital (HPV) até saída de pus na urina (uretrite).

TRATAMENTO DE DOENÇAS DA PRÓSTATA

Queixas como jato fraco, gotejamento terminal, sensação de não ter esvaziado completamente a bexiga, ir muitas vezes ao banheiro e urinar pouco e acordar muito a noite para urinar são reclamações que podem estar relacionadas ao aumento da próstata e que devem ser manejadas pelo especialista para melhorar a qualidade de vida, assim como, prevenir complicações como infecção urinária, disfunção da bexiga e cálculos.

A abordagem terapêutica inclui história e exame físico, bem como exames complementares (laboratoriais, ultrassonografia, urofluxometria e urodinâmica). O tratamento poderá ser clínico ou cirúrgico.

O Câncer de Próstata, é o mais comum na população masculina.  Sendo frequente em pacientes idosos, com parentes acometidos pela doença e em negros, seu rastreamento através do PSA e toque prostático de rotina a partir de 45 anos.

O tratamento é individualizado e discutido caso a caso. Existem varias opções terapêuticas que contemplam desde abordagens não cirúrgicas (radioterapia e hormonioterapia), técnicas minimamente invasivas (braquiterapia, HIFU, laparoscopia ou robótica) e cirurgia convencional aberta.

Na nossa clínica os profissionais são habilitados para discutir amplamente sobre as patologias da próstata, assim como conversar e propor um tratamento individualizado para cada caso.

TRATAMENTO CIRÚRGICO DE DOENÇAS DAS GLÂNDULAS SUPRA-RENAIS

As adrenais são 2 glândulas, uma de cada lado, que se localizam bem em cima dos rins, responsáveis pela produção de hormônios no nosso corpo que regulam uma série de funções no organismo como regulação do sódio, água e metabolismo dos carboidratos por exemplo.

Normalmente as patologias nessa região são diagnosticadas pelos endocrinologistas e, quando necessário a abordagem cirúrgica, encaminhados para o Urologista ou cirurgião habilitado.  

UROLOGIA MINIMAMENTE INVASIVA (TÉCNICAS LAPAROSCÓPICAS E ENDOUROLOGIA)

Todo procedimento cirúrgico, independente do porte, produz uma série de eventos no nosso organismo. O objetivo da abordagem minimamente invasiva é a máxima preservação da anatomia com mínima agressão ao organismo, mas o suficiente para resolver o problema.

Os benefícios são ausência ou cicatriz cirúrgica mínima, menor dor pós-operatória, baixa taxa de complicações, recuperação mais rápida e com alta hospitalar precoce.

Diversas são as técnicas de realização, desde tratamentos endoscópicos via uretral a mínimas incisões.

No Centro Avançado de Urologia estamos aptos a realizar tanto os procedimentos modernos quanto os convencionais. Acreditamos no avanço tecnológico escolhendo a melhor técnica para cada paciente.