LITÍASE TRATO URINÁRIO
Mais conhecido como “pedra no rim”, os cálculos do trato urinário atingem por volta de 15% da população do Brasil, piora em meses mais quentes e é responsável por grande parte dos atendimentos urológicos.
A cólica renal, dor intensa, surge de forma aguda quando a pedra começa a migrar para o ureter, que é o canal que conduz a urina do rim até a bexiga, podendo acarreta infecção e destruição do rim.
Seu tratamento pode ser somente com observação, medicamentoso, através de Litotripsia Extracorpórea por ondas de choque (LECO) e cirúrgica. Do ponto de vista cirúrgico, a urologia evoluiu muito nos últimos anos através de aparelhos tão finos que é possível tratar litíase em qualquer região do trato urinário sem corte na pele ou com incisões muito pequenas. Mas, para qualquer tipo de tratamento o urologista sempre leva em consideração a localização, quantidade, tamanho e densidade do cálculo.
Na CAU possuímos equipamentos para realização da LECO, assim como, todos instrumentos para efetuar o tratamento de cálculos com especialistas habilitados para atender e diagnosticar prontamente os quadros agudos.