TRATAMENTO DE DOENÇAS DA PRÓSTATA
Queixas como jato fraco, gotejamento terminal, sensação de não ter esvaziado completamente a bexiga, ir muitas vezes ao banheiro e urinar pouco e acordar muito a noite para urinar são reclamações que podem estar relacionadas ao aumento da próstata e que devem ser manejadas pelo especialista para melhorar a qualidade de vida, assim como, prevenir complicações como infecção urinária, disfunção da bexiga e cálculos.
A abordagem terapêutica inclui história e exame físico, bem como exames complementares (laboratoriais, ultrassonografia, urofluxometria e urodinâmica). O tratamento poderá ser clínico ou cirúrgico.
O Câncer de Próstata, é o mais comum na população masculina. Sendo frequente em pacientes idosos, com parentes acometidos pela doença e em negros, seu rastreamento através do PSA e toque prostático de rotina a partir de 45 anos.
O tratamento é individualizado e discutido caso a caso. Existem varias opções terapêuticas que contemplam desde abordagens não cirúrgicas (radioterapia e hormonioterapia), técnicas minimamente invasivas (braquiterapia, HIFU, laparoscopia ou robótica) e cirurgia convencional aberta.
Na nossa clínica os profissionais são habilitados para discutir amplamente sobre as patologias da próstata, assim como conversar e propor um tratamento individualizado para cada caso.